5 de agosto de 2010

Cuidados a ter na reparação de computadores

Existem alguns cuidados que devem ser tidos em consideração na reparação de computadores. Quando surgem erros, em vez de se começar logo a desmontar tudo, devem-se verificar os seguintes passos:

Certifique-se que não existem problemas com os cabos.

Coisas estranhas acontecem com os cabos. Deve-se sempre verificar se todas as ligações
estão bem-feitas. Se o computador tem problemas devem-se desligar todos os cabos que não são essenciais, deixando apenas os cabos do rato, teclado e monitor. Se o problema desapareceu, ligam-se os cabos restantes, um a um, até detectar o erro.

Certifique-se que não existem problemas de software.

Antes de assumir que existem problemas de hardware, certifique-se que o problema não é causado por uma aplicação, pelo sistema operativo ou por um vírus. Se o sistema arranca com software como o Knoppix, não devemos estar perante problemas de hardware.

Verifique os problemas relacionados com o sobreaquecimento.

Os sistemas modernos têm performances muito elevadas e isso faz com que seja libertado muito calor. Depois de um computador funcionar por algum tempo podem surgir problemas de sobreaquecimento. Quase todas as motherboards incluem sensores de calor que medem a temperatura da placa e do processador. Existem também programas que reportam a temperatura de estes componentes e a voltagem das ligações. É aconselhável estar atento a estas medidas e verificar sempre que necessário se estão em valores ideais (por volta dos 35oC).

Pense primeiro, tome uma atitude depois.

Técnicos inexperientes tomam decisões sem pensar nas consequências. Os técnicos experientes encontram primeiro a possível causa do problema, o que fazer para o resolver, como proceder e só depois põem em prática os seus conhecimentos.

Determine sempre as causas do problema por ordem de importância, decida primeiro o que pode ser mais fácil de verificar e elimine os problemas e soluções mais fáceis. Assim, por exemplo, pode-se evitar estar a remover componentes quando apenas é necessário ligar um cabo para o monitor.

Faça cópias de segurança dos discos

Sempre que esteja a efectuar actualizações ou reparações num computador, faça cópias de segurança dos dados existentes no computador. Quando se modifica um componente existe sempre o risco, nem que seja ínfimo, de que algo corra mal e se percam informações importantes.
Remova os cabos sempre que necessário.

Embora possa parecer óbvio, é necessário remover todos os cabos sempre que se mova um computador. Muitos computadores estão colocados debaixo de mesas e pode ser difícil remover os cabos antes de mover a torre, mas faça esse esforço. Se for necessário deite-se no chão, adopte posições difíceis, mas retire os cabos antes de mover o computador sobre pena de poder danificar qualquer componente.

Coloque o monitor em lugar seguro.

Os monitores CRT são frágeis e podem estragar-se com facilidade. Os monitores LCD podem sofrer facilmente danos se sofrerem uma queda. Por isso, devem-se sempre colocar estes componentes em lugar seguro, onde não corram o risco de cair.

A primeira reparação

A primeira reparação pode intimidar. E se o computador depois não trabalha? E se danifico algum componente? Tenha sempre calma, qualquer pessoa pode reparar um computador com um alto grau de confiança e sair-se bem na maioria dos casos. Se tiver em conta os passos aqui descritos, tudo correrá bem

Problemas com os cabos

Cabos desligados, mal ligados e defeituosos causam mais problemas que tudo o resto. A confusão dentro de um computador pode fazer com que se esqueça de ligar algum componente ou que haja alguma ligação defeituosa.

Não se deve confiar sempre nos cabos, mesmo os novos deixam de funcionar inexplicavelmente e suspeite sempre que tem em mãos um problema que está relacionado com eles.

Erros de configuração

Há alguns anos atrás, as motherboards exigiam muitas configurações manuais. Existiam pinos que tinham de ser encaixados em posições específicas e uma má configuração provocava erros graves. Agora, quase tudo é auto configurável, mas mesmo assim existem situações em que é necessário aceder à BIOS e proceder a configuração manual.

Componentes incompatíveis

De uma forma geral, podem-se adicionar componentes sem a preocupação da compatibilidade. Contudo, deve sempre verificar a compatibilidade na documentação do fabricante dos componentes existentes no computador.

Problemas com o som

A maioria dos problemas com o som é resultado de cabos ligados de forma defeituosa, cabos defeituosos ou do uso de drivers incorrectos. Para resolve-los, devem-se realizar os seguintes passos:

• Reinicie o computador. É surpreendente como este passo resolve tantos problemas!

• Verifique que todos os cabos estão ligados correctamente, que as colunas estão ligadas e que todos os controlos de volume estão bem configurados.

• Determine o alcance do problema. Se a falha de som só se verifica em alguns programas, contacte o suporte para os mesmos. Se o problema é global, continue com os passos seguintes.

• Verifique se o adaptador de som está bem seleccionado. Se existe mais do que umadaptador de som, deve-se verificar que o adaptador padrão é o mesmo ao qual estão ligados todos os cabos (este problema acontece muito quando existe som on board e uma placa de som adicional).

• Se a placa de som inclui software para testes, execute-os.

• Substitua os cabos de som e as colunas para eliminar um defeito nestes aparelhos como uma causa possível para o problema.

• Verifique que as colunas estão ligadas às saídas correctas.

• Remova os drivers, reinicie o computador e reinstale os drivers de raiz.

• Remova os drivers, desligue o computador, coloque a placa de som numa ranhura PCI diferente e quando ligar o computador, reinstale os drivers de raiz.

• Se existiu uma alteração recente no hardware, verifique as configurações de hardware para detectar possíveis conflitos.

• Quando se instala novo software podem ocorrer incompatibilidades entre ficheiros DLL e os adaptadores de som. A reinstalação dos drivers deve solucionar o problema.
• Se nada de isso funcionar, suspeite de uma placa de som defeituosa. Substitua-a. Os passos anteriores costumam solucionar a maioria dos problemas de som. Contudo, existem problemas específicos que exigem uma atenção especial.

Problema: A drive de Cds parece estar a ler um Cd mas não sai nenhum som das colunas

• Verifique se o volume está definido correctamente. Existem vários controlos de volume num sistema, verifique-os todos.

• Tente reproduzir outro CD de áudio. Se este reproduz normalmente o defeito está no CD.

• As drives ópticas podem estar a entregar o som por uma ligação diferente da ligação de dados. Verifique se todos os cabos estão devidamente conectados.

• Se foram instalados todos os cabos correctamente e mesmo assim não sai nenhum som pelas colunas, verifique se o som sai pela saída de auscultadores da drive de CD (se esta ligação existir). Se esta saída funciona normalmente, significa que os cabos de áudio estão defeituosos ou foram instalados de modo incorrecto. Se não existe áudio nessa saída o problema pode ser da drive, substitua-a.

Problema: O som sai com ruído ou de forma intermitente.

A causa mais comum neste problema é o próprio adaptador de som. Placas de som antigas ou baratas costumam ter pouca qualidade de som. Outra causa possível pode ser a existência de defeitos nos cabos.

As colunas colocadas muito próximo do monitor ou de outro aparelho que cause interferências eléctricas também pode causar o aparecimento de ruído. Verifique esta situação.

Problema: Um dos canais não se ouve.

Com uns auscultadores tente isolar o problema. Ligue-os às diferentes saídas e verifique quais funcionam e quais não funcionam. As principais causas para este problema podem ser:

• Os controlos de volume estão ligados apenas em algumas direcções. Reconfigure o volume.

• Cabos de áudio defeituosos.

• Estão a usar-se cabos com suporte para um número de canais diferente do exigido. Se sim, substitua os cabos.

• Os drives estão instalados de forma incorrecta, reinstale-os.

• Também pode acontecer que as colunas tenham um defeito que as impede de reproduzir todos os canais. Substitua-as.

Problemas no arranque

Agora, vamos ver quais os problemas relacionados com o arranque do computador.

Problema: Quando se pressiona a corrente, nada acontece.

• Verificar que o cabo da corrente está ligado e que a tomada tem corrente. Não parta do princípio que este ponto é óbvio, muitas vezes os cabos eléctricos têm problemas e esta verificação resolve o problema.

• Se estão a ser usados equipamentos UPS, verifiquem se estão ligados.

• Verifique se o cabo ATX principal da caixa está correctamente ligado à motherboard e se os pinos estão a fazer contacto.

• Verifique se o cabo do botão de ligar está correctamente ligado. É raro mas as vezes o botão de ligar está defeituoso.

Deve-se eliminar os erros passo a passo. O erro mais comum é a existência de curtos circuitos e cabos mal ligados. Comece sempre por desligar a corrente, retirar cabos, um de cada vez e depois começar a liga-los um a um, até encontrar o problema.

• Remover todas as expansões do computador. Tentar outras ligações e ir ligando ao fim de cada alteração.

• Remover as memórias, testá-las em outras ranhuras, outros computadores e verificar se possuem erros.

• Remover as ventoinhas do processador. Verifique o processador para se certificar que não existem pinos defeituosos ou buracos bloqueados no socket da motherboard.

• Remova a motherboard e verifique que não existem defeitos ou objectos que estejam a causar dano ao chassis.

• Se depois de estes passos o computador continua a não ligar, o problema é quase de certeza causado por um defeito na motherboard e deve contactar o fabricante ou substituir a peça.
Problema: O computador parece arrancar normalmente mas o monitor permanece preto.

• Verifique que o monitor tem corrente e que o cabo de vídeo está correctamente ligado.

• Verifique se os controlos de brilho e o contraste estão configurados de maneiracorrecta.

• Retire o cabo de vídeo e verifique se não existem pinos partidos ou danificados.Verifique também se a entrada não está obstruída.

• Se o computador usa uma placa de vídeo mas a motherboard possui também vídeo “on-board”, verifique se o cabo de vídeo está ligado à entrada correcta. A maior parte das motherboards com o vídeo na própria placa desactiva esta opção se uma placa de vídeo é instalada, mas isto não é sempre verdade pelo que deve verificar as opções da BIOS para ter a certeza que não existem incompatibilidades.

• Tente usar um monitor diferente.

• Se está a usar uma placa de vídeo, verifique se ela está correctamente encaixada na motherboard.

• Se a placa de vídeo exige um cabo de alimentação suplementar, coloque-o.

• Se o sistema tem ligações de expansão PCI, remova-as uma a uma (sempre com a corrente desligada). Se o sistema ligar normalmente depois de retirar uma ligação, isto significa que existem incompatibilidades. Tente noutra ligação.

Problema: Quando se liga a corrente, o computador arranca normalmente mas subitamente este desliga.

Todos os passos seguintes assumem que a fonte de alimentação é adequada à configuração do sistema. Se a fonte não é a adequada, deve substituí-la.

• Isto pode ser algo normal. Às vezes, quando um computador é ligado pela primeira vez, começa a arrancar mas a motherboard envia um sinal para o computador se desligar. Neste caso, o pressionar por alguns segundos o botão de ligar e o reiniciar o computador deve solucionar o problema.

• Se o passo anterior não resolve o problema, é bem provável que a fonte de alimentação esteja defeituosa. Substitua-a.

• Se a substituição da fonte de alimentação não resolve o problema, é provável que o defeito esteja na motherboard. Substitua-a.
Problema: Quando se liga à corrente, a luz da drive de disquetes liga e o computador falha o arranque.

• Verificar se o cabo da drive de disquetes está correctamente instalado.

• Se o cabo está correctamente instalado, pode estar defeituoso. Desligue-o e se o sistema arrancar normalmente, substitua-o.

• Se as duas situações anteriores não resolvem o problema, substitua a drive de disquetes.
Nota: Se na BIOS está definido o arranque pela drive de disquetes e se esta contém uma drive inserida o computador não arranca. Retire a disquete.

Problema: Os discos SATA não são reconhecidos.

• O modo como os discos SATA (Serial ATA) são detectados depende da combinação da versão da BIOS, do interface SATA e do Sistema Operativo que está a usar. A falha no reconhecimento de dispositivos SATA é muito comum.

• Quando se usa um adaptador PCI SATA, o sistema não reconhece os discos no arranque. É necessário instalar os drivers depois de instalar o sistema operativo.

• Se a motherboard usa chipsets recentes, já possui interfaces SATA. O disco deve ser detectado durante o arranque e deve aparecer na mensagem de POST. Se isto não acontece, deve-se actualizar a BIOS para uma versão mais recente. Reinicie o computador e observe com atenção as mensagens mostradas no arranque. Se a drive SATA não está listada, é possível usa-la mas é necessário adicionar os drivers ao sistema operativo.

• O reconhecimento de drives SATA depende do sistema operativo e da versão da BIOS.
As versões originais do Windows 2000 não detectam este tipo de discos. Se o computador a reparar tiver este sistema operativo antigo deve instalar-se um mais recente (ou quem sabe.dizer que o computador é antigo demais para discos SATA).

• Se o disco SATA continua a não ser reconhecido, abra a caixa e verifique se os cabos de dados SATA e os cabos de corrente estão bem ligados. Tente remove-los, se necessário ligue o disco num outro interface SATA. Se o disco continua inacessível, tente substituir os cabos. Se apesar disso o disco continuar a não funcionar, talvez o problema se deva a um disco defeituoso.
Problema: O monitor mostra a mensagem de arranque da BIOS mas não arranca nem mostra qualquer mensagem de erro.

• Isto pode ser um erro normal, reiniciar o sistema pode resolver a situação.

• Se o reiniciar não resolver o problema, deve-se entrar na BIOS, reverter para as opções padrão, gravar as alterações e reiniciar novamente o sistema.

• O computador pode não estar a aceitar o teclado. Se este está ligado a um interface USB, mude temporariamente para PS/2. Certifique-se que o teclado não está ligado ao interface do rato e vice-versa.

• Se o computador ainda falha o arranque, verifique as opções da BIOS, particularmente as opções CPU speed, FSB speed, e memory timings.

• Uma alteração mais radical para as motherboard da Intel consiste em desligar o computador, alterar os pinos de configuração da posição 1-2 (Normal) para a posição 2-3 (Configuração). Deve-se reiniciar o computador, a BIOS iniciará automaticamente e devem-se escolher as configurações padrão. A seguir desliga-se o computador, devolve-se os pinos à configuração inicial e liga-se novamente.

• Se ainda não está o problema resolvido, desliga-se o computador, retiram-se todos os cabos das drives de dados e reinicia-se. Se o erro Hard Drive Failure ou No Boot Device error surge no monitor, significa que o problema é causado por um cabo ou disco defeituoso. Substitua-os. Se o problema persiste, o problema pode ser causado por uma motherboard defeituosa.

Problema: O monitor mostra a mensagem “Hard Drive Failure” ou algo parecido.

• Este é um problema causado, na maioria das vezes, por problemas de hardware. Verifique os cabos que ligam os discos e os interfaces onde os mesmos se encaixam.

• Use cabos diferentes e ligue os discos a outros interfaces.

• Se nenhum destes passos corrige o problema, quase de certeza estamos perante um disco com defeito.

Problema: O monitor mostra a mensagem “No Boot Device, Missing Operating System”, ou algo similar.

• Este comportamento é normal se não temos nenhum sistema operativo instalado no computador. Este erro significa que a drive de arranque está instalada e acessível mas o computador não consegue arrancar porque não existe nenhum sistema operativo nessa drive. Se necessário, instale-o.

• Se a drive está inacessível, verifique todas as ligações de dados e energia. Se o disco é do tipo ATA, verifique os pinos de configuração e se o tipo master/slave corresponde ao pretendido.

Problema: O sistema recusa-se a arrancar de uma das drives de leitura óptica.

• Se o computador se recusa a arrancar de um CD ou DVD, verifique se o mesmo é de arranque.Tente arrancar o CD/DVD num outro computador.

• Aceda à configuração da CMOS e verifique a sequência de arranque. A sequência mais vista costuma ser (1) floppy drive, (2) hard drive, e (3) optical drive. Às vezes é necessário alterar esta ordem.

• Observe com atenção as mensagens mostradas no arranque. Existem situações em que é pedido ao utilizador que pressione uma determinada tecla e se esta não for pressionada o sistema não arranca. Faça o que o arranque pede.

• Se nenhum dos passos anteriores resolve o problema, verifique se todos os cabos estão a funcionar de modo correcto e se ainda assim o problema se mantém, substitua as drives de leitura óptica.

• A seguir, deve-se desligar todas as drives, excepto o disco que está configurado como primary master e a drive por onde se pretende arrancar. Reinicie o computador.

• Se apesar de tudo o problema persiste, ligue o disco e a drive ao interface primary ATA, com o disco definido como master e a drive óptica definida em slave.

• Se continuamos a ter o problema, deve-se substituir as drives.

Problema: Quando se liga o computador, ouve-se um ruído forte.

• Este problema é causado na maioria das vezes por um defeito nas ligações às ventoinhas de arrefecimento do computador. Examine todos os cabos da caixa e verifique que nenhum deles está em contacto com uma das ventoinhas. Se não consegue detectar nenhum contacto entre cabos e ventoinhas, substitua-as.

• Mais raramente, o problema pode dever-se a um defeito no disco rígido. Por vezes o disco pode libertar mais ruído do que seria normal. A única alternativa consiste na substituição do disco.

Problemas com o vídeo

Adaptadores de vídeo

Um adaptador de vídeo, ou placa gráfica, processa o vídeo numa forma que possa ser enviada e reproduzida pelos monitores. Muitas motherboards já incluem adaptadores de vídeo, contudo, possuem ranhuras para receber placas de vídeo.

Todos os adaptadores de vídeo possuem pelo menos duas interfaces de ligação:

• Um interface entre o computador e o adaptador de vídeo.
• Um interface entre o adaptador de vídeo e o monitor.

Alguns adaptadores possuem várias combinações de interfaces, para dois ou mais dispositivos de vídeo, tais como TV-Video RF In, TV-Video RF Out, S-Video (Y/C) In, S-Video (Y/C) Out, entre outros...

SAFE MODE VS VGA MODE

No sistema operativo Windows, pressionando F8 durante o arranque, permite-nos aceder a um menu com várias opções. A primeira, Safe Mode, permite-nos iniciar o sistema de uma forma mais básica e com uma visualização em forma VGA a 640x480. Este arranque pode ser precioso quando o vídeo falha na forma normal.

Configuração de vídeo

O primeiro passo na configuração do vídeo consiste na instalação de drivers. O modo de instalação destes drivers vem descrito no manual que acompanha a placa. Devem-se seguir as instruções desse manual.

A configuração do vídeo faz-se no painel das propriedades de vídeo, que pode ser acedido através dum clique com o botão direito do rato no ambiente de trabalho e na escolha da opção “propriedades” ou então através do painel de controlo.

A figura seguinte mostra as janelas de configuração de vídeo.

Utilizando o botão de configurações avançadas, podemos aceder a mais opções. Estas janelas podem variar conforme o modelo e a marca da placa de vídeo instalada. Por vezes, as placas de vídeo vêm acompanhadas de Cds com software que substitui estas janelas.

Problemas com o vídeo

Existem vários problemas que podem surgir e a seguir pode encontrar os métodos para remediar qualquer um deles.

A seguir, apresentam-se as falhas mais comuns quando se instala uma nova placa de vídeo:

• Não ler o manual.

Muitos não se preocupam em ler o manual da placa de vídeo. Se não se lê o manual, é provável que algo possa correr mal.

• Uma falha na colocação do adaptador na ranhura da motherboard

As placas de vídeo exigem que se faça alguma pressão ao instalar na motherboard. Por isso, pode-se pensar que uma placa está bem colocada mas isso não corresponder à realidade. Verifique sempre com atenção este ponto.

• Falha ao ligar o cabo de corrente adicional.

As placas de vídeo recentes, sobretudo as mais evoluídas, possuem cabos de corrente adicionais. Se estes não forem ligados correctamente a placa não irá funcionar.

• Falha na ligação da ventoinha da placa à corrente.

Placas de vídeo mais rápidas geram maiores quantidades de calor. Para não sobreaquecerem estas possuem ventoinhas de refrigeração que exigem ligações de energia. Uma falha nesta ligação resulta no não funcionamento da placa.

Problema: Não existe vídeo numa placa de vídeo pré-instalada.

• A causa mais habitual é a placa não estar devidamente encaixada na motherboard.

Verifique o encaixe. Verifique se o cabo de energia e o cabo de vídeo estão bem colocados.

• Alguns sistemas com vídeo integrado desactivam automaticamente o vídeo “on board”.
Contudo algumas placas exigem que se aceda à BIOS e se faça esta tarefa manualmente.

Problema: Mensagem "Out of scan range" (ou algo similar) é apresentado no monitor.

Isto significa que o monitor não está ligado correctamente à placa de vídeo ou então o sinal está a ser enviado com uma resolução ou taxa de refrescamento não suportada pelo monitor. Verifique se o monitor está bem ligado ou aceda ao sistema em “Safe Mode” para configurar as definições para valores suportados.

Problema: O texto está muito grande ou muito pequeno.

Se as configurações estão definidas a resoluções muito grandes ou muito baixas, ou o Windows está configurado para usar fontes grandes, surge este problema. Clique com o botão direito na área de trabalho, escolha Propriedades e modifique as configurações adequadas para corrigir este problema. Dependendo das preferências, ou das capacidades de visão, devem ser escolhidos os valores correctos. O recomendado é escolher para os monitores CRT de 17" CRT uma resolução de 800x600 ou 1024x768; de 19" uma resolução de 1280x1024 ou 1600x1200; e os monitores maiores escolher 1600x1200 ou maior.

Problema: O texto surge mexido ou distorcido.

A causa deste problema está provavelmente nos drivers. Grave e instale os drivers mais recentes. Se os menus de um programa estão com este problema desinstale-o e volte a instalar. A “cura mais eficiente é reinstalar o sistema operativo.
Os problemas de vídeo surgem quando o computador permanece ligado durante algum tempo.
A placa de vídeo está a sobreaquecer. Se esta possui uma ventoinha de arrefecimento, verifique-a e limpe toda a sujidade que possa estar a interferir no arrefecimento. Verifique se as saídas e entradas de ar não estão bloqueadas.

Problema: O monitor apresenta porções da imagem a preto, branco ou outra cor.

Este problema é causado por problemas na memória de vídeo. A causa pode estar no encaixe da placa na motherboard, no sobreaquecimento ou num defeito da memória da placa.

Retire a placa de vídeo, limpe-a cuidadosamente e volte a colocar a placa. Se não resultar o defeito é da placa e esta deve ser substituída.

Problema: O vídeo funciona bem mas existem problemas na visualização de DVDs.

Isto pode ser resultado de um processador fraco, pouca memória de vídeo ou por existirem vários programas abertos. Primeiro, verifique que o DVD está a funcionar em modo DMA em vez de PIO. Segundo, reinicie o computador e verifique se tudo funciona de modo correcto. Se o reiniciar do computador não corrige o problema, aumente a memória gráfica do computador.

Monitores

Existem sobretudo dois tipos de monitores, os CRT (Cathode Ray Tube) e LCD (Liquid Crystal Diode).

Problemas com monitores CRT

Nunca abra um monitor CRT. Na melhor das hipóteses o monitor será destruído e isso é extremamente perigoso... Os monitores CRTs usam altas voltagens internamente e existe perigo de electrocussão.

A seguir, os principais problemas com os monitores CRT:

Problema: O monitor não apresenta imagem

Deve-se verificar o óbvio, se o monitor está ligado à corrente, se o cabo de vídeo está correctamente ligado e se o brilho e o contraste estão definidos de modo correcto. Se nenhum destes passos corrige o problema, o monitor, a placa de vídeo ou o cabo de vídeo podem estar avariados. Substitua-os de forma a detectar o defeito.

Problema: O monitor apresenta apenas uma linha horizontal ou um ponto no centro.

Este é um problema de hardware. O circuito de alta voltagem do monitor avariou. Substitua o monitor.

Problema: O monitor apresenta apenas uma cor.

Isto é um problema de hardware. Um dos canhões de electrões do monitor avariou. Substitua o monitor.

Problema: O monitor treme, faz um barulho eléctrico, desliga-se inesperadamente e emite um odor forte a queimado.

Uma falha grave está eminente. O barulho é causado por maus contactos internos e causa sobreaquecimento. Desligue o monitor e substitua-o.

Problema: O monitor apresenta algumas cores de forma incorrecta.

Este problema é causado sobretudo por problemas nos cabos e nas ligações. Alguns dos pinos dos cabos não estão a enviar os sinais correctamente. Verifique os pinos de ligação e os cabos.

Problema: A imagem rola ou uma linha horizontal gira constantemente no monitor.

A causa mais provável está na incorrecta ligação do cabo de corrente. Verifique as ligações de energia.

Problema: A imagem treme

A causa mais comum está na taxa de refrescamento. Modifique-a para valores perto dos 75 Hz.
Problema: A imagem surge correctamente mas está incorrectamente alinhada com o monitor.
Use os controlos do monitor para ajustar a imagem. Os monitores mostram as imagens em várias frequências mas não as ajustam automaticamente, é necessário ajustar a imagem manualmente através dos controlos do monitor, que se situam habitualmente por baixo do ecrã.


Problema: Algumas cores não aparecem na totalidade ou apenas em algumas áreas e existem distorções.

Os monitores CRT necessitam ser desmagnetizados. Se um monitor está colocado sempre no mesmo local pode começas a ser afectado pelos campos magnéticos desse local e isso pode causar algumas distorções e outros problemas de visualização. Desmagnetize o monitor no menu do mesmo (os monitores mais recentes fazem esta tarefa automaticamente). Deve-se sempre manter os aparelhos que provocam interferências magnéticas longe dos monitores CRT.

Problemas com os monitores LCD.

Se depois de tentar os passos básicos para corrigir um problema, o seu monitor LCD continua a não funcionar, é necessário ter em atenção os seguintes problemas:

Problema: Não surge imagem

Se o monitor não mostra a imagem e o problema não é dos cabos, nem das definições de contraste e brilho, desligue os cabos de vídeo e ligue o monitor sozinho. Deve então aparecer uma mensagem que diz “No vídeo signal" ou então algo parecido.

Problema: O monitor treme

Verifique o manual do monitor para verificar qual a taxa de refrescamento adequada ao monitor e escolha-a nas propriedades.

Problema: O ecrã está muito instável

Primeiro, verifique as definições de vídeo. Se isso não resolve o problema preste atenção aos cabos de ligação. Pode existir falhas na sincronização entre a placa de vídeo o monitor. Ajuste as opções de sincronização (phase e/ou clock settings).

Se está a usar um cabo com um tamanho grande, pode começar a ter problemas de sincronização de vídeo. Substitua-o por um mais pequeno ou por um de melhor qualidade.
Por último, note que alguns modelos de placas de vídeo podem não funcionar bem com alguns modelos de monitores LCD.

Problema: Mensagem “Signal out of range"

Se isto acontece significa que a placa de vídeo está com um sinal que está além das capacidades do monitor LCD. Modifique os parâmetros de vídeo e se necessário ligue o computador a outro monitor ou então entre no modo “Safe Mode”.

Problema: Alguns pixéis estão sempre ligados ou sempre desligados.

Este problema deve-se ao mal funcionamento de pixéis, que deixam de funcionar. É uma característica dos monitores LCD, particularmente dos mais antigos e mais baratos. Os fabricantes possuem um número, abaixo do qual eles consideram o problema aceitável e não procedem a qualquer troca ou reparação. Esse número varia de acordo com o fabricante mas é tipicamente na ordem dos 5 a 10 pixéis. Nada pode ser feito para reparar estes pixéis.

Problema: Uma imagem persistente existe no monitor.

Novamente, isto é uma característica de monitores mais antigos. Ao longo do tempo, se o monitor fica com a mesma imagem, os pixéis começam a gravar essa cor e não a perdem. Não há solução.

Problema: Surgem linhas verticais ou horizontais.

Se surgem linhas na vertical e/ou horizontal. Desligue o computador e o monitor. Se quando se reinicia o problema persistir, verifique os cabos para se certificar que as estão bem- feitas ou não há pinos defeituosos e em último caso, substitua-os. Se o problema persistir deve-se contactar o fabricante.

Problemas com a placa principal

Placa Mãe ou Motherboard

Sendo o processador o Cérebro do computador, pode se dizer que a Placa-mãe é a espinha dorsal, é através dela que o processador se comunica com os demais periféricos.
As placas mãe se diferem uma da outra pelo formato, pela tecnologia suportada e pela velocidade de comunicação com os periféricos.
A fim de padronizar os tamanhos das placas mãe foram criados formatos padrão dentre quais os formatos AT (advanced technology) e ATX (advanced technology extended) são os mais encontrados

AT (ADVANCED TECHNOLOGY)
Esse formato é um dos padrões mais antigos desenvolvidos, devido ao seu espaço físico a versão original do Padrão AT foi substituída pelo padrão AT baby sendo este o padrão encontrado nos computadores que utilizam o formato AT.

ATX (ADVANCED TECHNOLOGY EXTENDED)
Esse é o padrão e foi criado a fim de solucionar os problemas do formato AT, traz característica como:
• Ligações de Portas Paralelas e serial onboard
• Ligações para rato e teclado padrão Ps2 onboard
• Redução de tamanho
• Maior circulação de ar
• Ligação de alimentação com encaixe em uma única posição
• Maior facilidade na gestão de energia (liga e desliga via software)


ESPECIFICAÇÕES
As especificações técnicas são importantes na hora de reparar uma placa-mãe, pois é através dela que podemos obter ajuda com o fabricante ou na Internet. A identificação pode ser feitas através de uma marcação na própria placa (mais comum nas placas Asus) ou através de alguma etiqueta, vejamos alguns exemplos:

Podemos também identificar através da BIOS

Uma vez identificado o fabricante será possível encontrar as especificações técnicas no site
dele mesmo.


Substituir a motherboard é a tarefa mais complicada e que exige mais tempo em toda a reparação de computadores, simplesmente porque existem muitas ligações a ter em conta.
Se uma motherboard falha, não existe outra opção a não ser a sua substituição. Se o objectivo é simplesmente reparar o computador com um baixo custo, talvez seja viável tentar encontrar uma placa que aceite o processador e memória, senão, o preferível é substituir todo o sistema.
Contudo, numa avaria, deve-se verificar a documentação, suporte e actualizações disponíveis.
Os passos para substituir uma motherboard são os seguintes:
• Desligar todos os cabos e remover as expansões colocadas na motherboard.
• Remover os parafusos ou outros elementos de encaixe entre a placa e a caixa.
• Remover o CPU e a memória.
• Instalar a nova motherboard e repetir os passos anteriores pela ordem inversa.

Problemas com os processadores

Não existem muitos problemas relacionados com os processadores. Um processador instalado correctamente deve funcionar sempre e se existe um problema, quase de certeza que se terá que substituir este componente.

Verifique sempre a temperatura do processador.

Use o programa de monitorização da motherboard para verificar a temperatura do processador. Se a temperatura aumentar deve garantir que a velocidade de processamento está bem definida e a ventilação está a funcionar correctamente.

Mantenha o sistema limpo.

Se existir impedimento à circulação de ar, a temperatura do processador pode aumentar e provocar danos ao processador. Deve-se manter o sistema limpo e o ar deve poder circular livremente.

Use um bom sistema de arrefecimento.

As ventoinhas de arrefecimento variam muito, tanto em preço como em eficiência.
Substituir a ventoinha por uma de maior desempenho pode diminuir a temperatura em vários graus e aumentar assim a performance do processador. Se necessário, devem-se instalar ventoinhas adicionais na caixa.

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